Como montar um enxoval básico?

Em breve vou me mudar para o meu futuro apartamento como vocês já sabem e então ando pesquisando sobre coisinhas para a casa. Como viram no vídeo das primeiras comprinhas, já estou empolgada comprando as “bugigangas” que toda casa precisa, mas ainda não comprei nada referente a enxoval de cama, mesa e banho. Ele precisa ser comprado aos poucos e não deve ser deixado para a última hora, mas também acredito que não devemos montar o enxoval com tanta antecedência assim, pois é legal observar a decoração da casa, cores das paredes, os espaços que você terá para guardar as peças enquanto não estiverem em uso. Então a dica é: não tenha pressa para escolher!

Antigamente as meninas começavam a montar o enxoval desde muito novas, mas hoje os tempos mudaram, o enxoval ficou mais enxuto e melhor planejado. A escolha das peças deixou de ser exclusividade da noiva e passou a ser feita pelo casal. Então a melhor hora para ir atrás de montar o seu enxoval é depois que você já tem o casamento marcado ou quando você já está para receber as chaves do seu lar doce lar! Mas tente não deixar para menos de 3 a 6 meses antes disso acontecer, pois você precisa de um tempinho para pechinchar e geralmente em cima da hora tem a correria da organização da festa ou da reforma da casa/apartamento!

Então vamos às dicas:

  • tente combinar as peças entre si para que você possa fazer algumas variações. É legal comprar algumas peças brancas, neutras e lisas também para ajudar nessa hora;
  • se der para comprar cores que valorizam as cores das paredes e móveis é bem melhor;
  • evite comprar muitas peças com estampas que estão no auge da moda. Uma dica são as peças bordadas ou com renda, pois nunca ficam ultrapassadas;
  • mas caso escolha com estampas, é legal definir uma paleta de cores, no máximo umas 3 para não ter uma confusão visual na casa;
  • escolha produtos de qualidade, assim eles irão durar mais tempo e com tantas dívidas do início da vida a dois, você não precisa repor coisas que já havia acabado de comprar! (atenção: qualidade não necessariamente tem a ver com preços altos);
  • para o quarto e banheiro, dê preferência aos tecidos 100% algodão;
  • se o seu enxoval ficará guardado por um tempinho antes de se mudar, não esqueça de colocar sachês dentro do armário e se o ambiente tiver umidade, não esqueça de colocar um anti-mofo. Uma dica legal é guardar em sacos à vácuo;
  • tenha a medida exata do seu colchão antes de sair comprando as roupas de cama, principalmente se o lençol tiver elástico.
Abaixo montei uma listinha básica para começar uma vida a dois sem gastar muito.
Lista_CMB-01

Bom, essa é apenas a lista do enxoval básico. Nos próximos posts darei dicas de que utensílios são necessários para a cozinha ou para ajudar quem está fazendo a lista do chá de cozinha!

Ahh! E em breve irei fazer vídeos das minhas experiências com o meu enxoval com dicas de onde comprei tudo, quais são as melhores lojas para coisas boas e baratinhas! Então não percam as novidades aqui no blog e no canal. ;)

Espero que eu tenha ajudado quem está nessa fase e se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão para os próximos posts desta série, não deixem de comentar aqui!

Bjs e até a próxima!

61 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Preciso renovar algumas coisas aqui em casa, vou aproveitar e seguir a lista do básico.
    adorei.
    bjs

    Responder
    1. Oi Ellen!
      Que legal, fico feliz que te ajudei!
      Renovar tbm é muito bom!
      Bjss

      Responder
  2. Opa… o meu tá quase pronto pela sua lista! Fui comprando aos pouquinhos e optando por cores neutras pra não ter problemas depois :)
    Beijinhos…

    Responder
    1. Ai como vc é prendada Fran!
      É isso aí! ;)
      Bjs

      Responder
  3. Oi Bruna!! Muito legal sua dica, é bom agente ter uma noção do que comprar para não exagerar e não comprar a menos, eu mesma não tinha muita ideia de quantos jogos de cama, toalhas e tal!! Valeu pela dica!
    Beijos

    Responder
    1. Oi Cris!
      Que legal, fico feliz que te ajudei lindaaa!
      :)

      Responder
  4. Bru, na Zelo (na do shopping aricanduva pelo menos) eles tem um programa de “fidelidade” que dá um cartão com descontos, é super bacana e os produtos lá além de bonitos e de qualidade costumam ter um precinho muy amigo! rs.
    recomendo muito… só prestem atenção nas medidas porque o “pequeno” deles é o médio de outras lojas.
    Vale muito a pena ir conferir, comprei o enxoval pra minha cama há dois anos e está super conservado.

    Responder
    1. Ai adoro a Zelo, já comprei coisas para o meu quarto lá tbm, mas nas Zelos aqui do ABC…
      Mas vou ver se acho alguma loja mais em conta heheheh depois volto pra contar aqui!
      bjusss
      obrigada Carlinha!

      Responder
  5. Oi Bruna!

    Olha só…estou indo no caminho certo de acordo com sua listinha rsrs… Estou optando por cores neutras pra não interferir no conjunto de cores da decoração.
    Ótima dica pra quem ainda vai comprar.

    Bjos

    http://crisadonadacasa.blogspot.com.br/

    Responder
    1. Ai que bom Cris!
      Obrigada linda <3
      bjus

      Responder
  6. Eu preciso renovar o meu rs, afinal são 6 anos de casada. É uma parte gostosa começar a comprar o enxoval.

    bjs
    http://detusoumpoucobyrenata.blogspot.com

    Responder
    1. Passa rápido né Re?!
      Bjusss

      Responder
  7. Anonymous

    Vou me mudar daqui a uns 6 meses e só tenho 3 jogos de roupa de cama e 3 de toalha, rs. Falta o resto todo, inclusive colcha e edredon.
    Gostei dos posts futuros, to precisada mesmo!

    Responder
    1. Ai que bom flor!
      Fique ligadinha aqui então :)
      bjuss

      Responder
  8. Olá Bruna,
    obrigada pelas dicas! Estou não só mudando de casa como de Estado! Estou pegando várias dicas aqui do blog e estou amando! Parabéns!
    ;)

    Responder
    1. Ai que legal, fico feliz em saber disso!
      Obrigadaaaa!
      bjs

      Responder
  9. Bru, tenho uma loja para te indicar q eu gosto muito, já comprei algumas coisas e gostei muito da qualidade!! O nome da loja é Zelo, mas como moro em Vitória-ES eu compro sempre pelo site (www.zelo.com.br) deles, que é de confiança e em uma semana chega na minha casa, mas ai em SP deve ter uma pertinho de vc!! E uma dica é comprar jogos de cama percal com mais de 180 fios, nunca mesmo de 180 fios, pq são inferiores!!
    Fique com Deus… Beijinhos
    Flá

    Responder
    1. Ah eu conheço sim, aqui tem várias nos shoppings… comprei coisas lá já mas para o meu quarto atual… mas vou ver se acho alguma outra loja mais em conta com produtos de qualidade como o deles tb…
      Bjus Obrigada lindaaa!

      Responder
  10. ops., eu quis dizer ai em cima… Nunca menos de 180 fios. rsrs

    Responder
    1. Heheheh eu entendi rsrs fiquei tranquila!
      bjusss

      Responder
  11. Enxoval? Quando casei nem soube o que era isso!
    Não tive tempo nem de fazer um chá de panelas! Tive a minha primeira vez com meu namorado e minha mãe me mandou embora de casa. Em tempo recorde ele achou uma casinha (barraco) pra gente alugar. Mas acho que bateu um remorso na minha mãe e ela montou um mini enxoval pra mim com alguns pratos, copos, talheres e uma geladeira que ela já não usava mais… Minha sogra deu umas panelas e algumas roupas de cama. Meu marido levou a toalha de banho dele e eu a minha. Um amigo do trabalho dele nos deu um fogão de brechó e a cama já estava na casa. Tudo usado, minha gente! Até hoje eu ainda tenho coisas daquela época.

    Responder
    1. Edredom eu não tinha, quase congelamos no inverno e eu comprei o primeiro que vi na minha frente, custou 40 reais e está comigo até hoje!

      Responder
    2. Nossa, Melissa Alves, estamos vivendo no mesmo século? Nossa, ainda não tinha visto uma história parecida.
      Bjs

      Responder
    3. Nossa que história diferente Melissa… fiquei abismada!
      Mas ainda bem que tudo foi se ajeitando depois!
      Bjus!!!

      Responder
    4. É, no fim deu tudo certo. Dia 27 fazemos 6 anos de escovas unidas. Não guardo mais mágoa da minha mãe, acho que de alguma maneira muito, mas muito estranha mesmo, ela queria me proteger… Sei lá rsrsrsrsrsrs

      Responder
  12. Oi Bruna, eu comprei e/ ou ganhei mais ou menos em torno disso aí da sua listinha. Ganhei uns jogos de lençóis neutros (eu que escolhi assim) da sogrinha pois o irmão trabalha com cama, mesa e banho, aí foi uma mão na roda. Depois foi só coordenar as cores. O bom é não ir comprando um montão não, depois aparece cada coisa tão linda, é bom mesmo ir aos pouquinhos.
    Bjs

    Responder
    1. Ai que bom, ganhar já ajuda bastante nessa fase pois são tantas coisas pra comprar né!
      Bjs lindaaa!

      Responder
  13. Adorei as dicas, ajuda bastante quem está sem noção de como começar… minha lista é basicamente esta sua tbm.

    bjo,
    http://www.mamaezistica.com.br

    Responder
    1. Ai que bom Jana, então está no caminho certo hehehehe :)
      bjuss

      Responder
  14. Fora que a gente acaba ganhando algumas coisas também né, tenho coisas guardadas do casamento que ainda nem usei e outras uso bem pouco tipo uma colcha de crochê na cor Branca que minha mãe fez pra mim é tão linda mais não tenho coragem de deixar na cama pro dia a dia , uso raramente em fins de semana, mais ai o que conta é o valor sentimental que la tem né !!! Já estou casada a 6 anos e estou louca pra renovar minhas coisas, vou ir trocando aos poucos…Beijos muito legal o post !!

    Responder
    1. Verdade Re… mas enxoval geralmente a gente ganha menos do que coisas de cozinha e eletrodomésticos… mas ganhar já ajuda muiiiiito! Mas o legal mesmo é fazer a lista, pq se não realmente muita coisa fica sem usar, tem coisas que dão dó mesmo como vc disse rs
      Obrigada, fico feliz que gostou do post <3
      bjão

      Responder
  15. Oi Bruna, Também comprei um apartamento na planta. A entrega está programada para Janeiro/2014. Na semana passada eu fiz uma lista para montar o enxoval, inclusive coloquei valores aproximados para nos programarmos. Acho que exagerei um pouco… rsrs, mas eu sou assim !! Todos os itens que vc colocou eu acrescentei 1 mais. Também fiz a listinha do quarto do meu filhinho do coração (entiado) ele tem 10 anos. Tô adorando suas dicas. Continue assim. Vi que sua caixa postal é de Diadema, meu ap fica em Diadema. Bjuss

    Responder
    1. Oi Aninha! Que legal, parabéns pelo apê! Fico muito feliz quando vejo meus leitores realizando o sonho como eu! Ahh a gente exagera mesmo, mas é bom nos controlarmos pq depois acabamos nem usando tudo no dia-a-dia! rs Sim a minha caixa postal é aí sim, explico tudo neste post aqui: http://www.comprandomeuape.com/2013/02/caixa-postal-do-blog.html
      Bjusss

      Responder
  16. Oi Bruna, adorei as dicas, estão caindo como uma luva para mim que estou acabando de me mudar para morar sozinha e como foi tudo meio de surpresa, estou correndo para colocar tudo em ordem.

    Queria ver com você se já fez ou tem alguma lista de chá de casa nova ou algo do gênero, pois minhas amigas estão loucas para fazer um, mas como sou marinheira de primeira viagem não sei os itens mais adequados e necessários que devo pedir, agradeço se puder ajudar…
    Beijoo!!

    Responder
    1. Oi Gabi!
      Ai que demais, fico feliz que esteja te ajudando!
      Então como disse no final do post, estes são os próximos posts desta série, fique ligadinha aqui no blog que terá novidades!!!
      Bjuss

      Responder
    2. Vou ficar no aguardo das novas dicas!! =)
      Beijo

      Responder
  17. Bru, 5 panos de copa são muito pouco! Pra quem cozinha isso dá pra 2 dias e olhe lá!

    Responder
    1. Jeanne

      5 panos eh mto pouco mesmo. Pega uns dias de chuva, jah era. Mas mto boas as listas.

      Responder
  18. Anonymous

    Achei as quantidade bem boas.
    Eu uso pouco pano de prato, pois tenho lava-louca e as coisas maiores deixamos secar no escorredor, entao 4-5 tá bom, mas acrescentaria umas 3 toalhinhas pra enxugar as maos.
    Para quem recebe muitos hospedes é bom deixar 2 conjuntos de cama e 2 de toalha, pois já me aconteceu de receber hóspedes logo em seguida de outro ou alguém ficar mais tempo (moro bem longe da família).
    Tb é bom ter umas toalhas avulsas (pode ser as antigas da casa anterior) para levar pro esporte, praia, etc.
    Ah, minhas toalhinhas de visita (de lavabo) eu tenho em duplas, pois quando tem festinha se só tem uma a coitada acaba ficando molhada muito cedo. Já penduro logo duas ao mesmo tempo e 2 ou 3 parzinhos sao suficientes.
    Do meu primeiro enxoval de 6 anos atrás as toalhas (simplinhas de algodao) foram substituídas esse ano e os jogos de cama 100% algodao ainda estao bons (o de qualidade melhor ainda está muito bom).
    Ah, pra quem nao quer passar enxoval, mas tem alergia a acáros (meu caso), lavando a 60°C mata tudinho. Daí já pensem nisso na hora de comprar a máquina de lavar e os lencóis e toalhas (acho que tem que ser 100% algodao).

    Elisa

    Responder
  19. No shoptime.com.br, tem loja virtual “casa e conforto”, de cama mesa e banho, os preços são ótimos, e vários itens pro enxoval. Fiz o meu na zelo e no shoptime (7 years ago!). Tem até catálogo de estampas, kits coordenados, os meus estão inteirinhos… Pra quem gosta do centro de São Paulo (como eu) também tem duas lojas que amo de paixão, Doural e Niazi Chofi, ficam na twenty five!… ótimos produtos, e os preços, nem se fale.

    Responder
  20. muito bom!! eu já comprei e ganhei várias coisinhas e super concordo quando vc diz pra comprar coisas com cores que valorizem as cores das paredes…
    eu por exemplo, quando tiver minha casinha pintarei tudo de branco (tenho medo de arriscar nas cores) e vou apostar em objetos que deem cor ao espaço… acho mais fácil e mais seguro! rs

    beijos, seu blog está ótimo!!

    http://weddinginsummer.blogspot.com.br/

    Responder
  21. Anonymous

    Vc vai precisar do triplo de jogo de cama, banho e pano de prato. Qnd casei tb comprei pouco e fiquei enrolada. Marido gasta toalha demaaaaaais!

    Edna da Silva

    Responder
  22. Bruna, a Lói tem algum blog???

    Responder
    1. Ainda não, só o canal do youtube mesmo!
      Mais pra frente ela disse que vai criar um blog tbm!
      Bjuss

      Responder
  23. Fernanda_PR

    Bruna! Estou casada faz três anos, mas já morava sozinha antes e ele também! Então já tínhamos muita coisa… Mas como trocamos a cama por uma maior quando fomos morar junto, comprei tudo novo! Não economize em lençóis e edredons… SEMPRE 100% algodão e no mínimo, mínimo, 180 fios, mas se der, acima de 200 fios! Caso contrário terá roupas de cama “lixa” hahaha… (cheias de bolinhas, pinicando e esfoliando a noite toda!!) E 5 panos de prato são muito pouco!!! Se alguma visita derruba alguma coisa, lá se vai um pano de prato limpo, se vc vai cozinhar, um é só para lavar a mão… e aí vai!!! Está faltando o avental e o tapete para o lavabo!!! A sua cama é box?? Se for, tem que comprar “aquelas sainhas”…
    ESTOU ADORANDO O BLOG!! PARABÉNS!!!

    Responder
  24. dany

    adorei tudooooo
    estou terminando de montar meu enxoval p o casamento e essa lista me ajudou a ve o q ainda ta faltando q n pode faltar e ta me dando novas ideias
    muito obrigada
    bjsss

    Responder
  25. Anonymous

    Maravilhosa ajuda! Parabéns por esse blog! São tantas dicas! Caiu do céu!

    Responder
  26. Bruna, caso vc permita gostaria de informar às noivas que tenho vários vídeos no YouTube, falando sobre enxoval de casamento. O canal se chama: Vanessa B. Lopes.
    Beijos e parabéns pela iniciativa!!!

    Responder
  27. Anonymous

    gostaria de saber como ficou o piso vinilico em seu apartamento , vc gostou ? preciso saber, pois estou em duvidas. muito obrigada

    Responder
  28. Maria Helene

    Ótimas dicas, porém acho que 5 panos de prato são poucos mesmo para quem não cozinha muito em casa. Vai que resolve fazer um churrasco para amigos..lá se foram os panos. Tem q ter no mínimo 8 eu acho.
    Gosto de comprar lençol de malha, pois são super confortáveis, os que eu tenho nao dão bolinhas e são práticos, pois não precisa passar ótimos para pessoas como eu que não tem muito tempo para essa função rsrs

    Gosto de comprar o enxoval para casa nesse site http://www.lojadece.com.br tem coisas lindas e de qualidade, até agora não me decepcionei. Super indico.

    Outro site que gosto de mimos para casa é http://www.mariapresenteira.com.br tem coisas fofas de decoração.

    Responder
  29. Amanda Franco

    Amei as dicas, estou pra começar a vida a dois e as vezes me sinto um pouco perdida. Obrigada pela ajuda :)

    Responder
  30. Oi Bruna, tem como fazer uma lista de enxoval de solteiro???

    Beijoss

    Responder
  31. Adorei essas dicas!

    Responder
  32. JAQUELINE ANDRADE

    Adorei a lista! Também estou mobiliando meu ap e não tinha ideia das quantidades pro enxoval inicial! bjoo

    Responder
  33. Leopoldo

    Encontrei o blog há poucos dias pesquisando sobre silestone e fiquei surpreso com a quantidade de temas abordados! Muito orientativo! Será referência nas minhas consultas.
    Uma coisa que faço bastante é comprar pela internet, e existem sites super bacanas de desconto em peças sofisticadas e/ou importadas. Um que gosto é o WestWing!

    Responder
  34. Oi Bru!

    Anotei as dicas! Estou procurando as roupas de cama que melhor combinam com o meu quarto novo, que será estilo provençal, tons de azul e rosa.

    Aqui no blog montamos uma lista BEM completa do que você vai precisar para a casa nova:

    http://asrendeiras.wordpress.com/2014/08/13/lista-de-casa-nova/

    Bjos

    Responder
  35. Carol

    Ola Bruna obrigada eu to indo fazer faculdade em harvard e isso me ajudou muito

    Responder

Pingbacks e trackbacks

Deixe um comentário

Quer que sua foto de perfil apareça nos comentários? Então cadastre-se no gravatar clicando aqui.